Blog

4 de setembro de 2022

Conheça a Terapia do Esquema

A Terapia do Esquema é uma abordagem desenvolvida por Jeffrey Young em meados da década de 1990. Ela é considerada uma evolução das terapias cognitivas, voltada para o atendimento de pacientes com transtornos de personalidade, pacientes refratários e resistentes ao tratamento. Trata-se de uma abordagem estruturada, integrativa e sistemática, que oferece uma base consistente de atuação ao profissional.

Seu objeto de intervenção são os padrões de ações, percepções e sentimentos que surgem durante a infância e que se perpetuam como comportamentos desadaptativos ao longo da vida adulta. Nesse sentido, nomeados por esquemas, esses comportamentos são encontrados em um nível mais profundo da cognição, estando ligado a questões instintivas e inconscientes. O modelo identifica a trajetória desses esquemas com ênfase particular nos relacionamentos interpessoais do paciente. Usando o modelo, eles então, obtêm a capacidade de perceber os problemas caracterológicos como egodistônicos e, assim, se capacitar para abrir mão deles. No caso desses pacientes, as emoções e reações negativas se perpetuam sem que a pessoa perceba ou saiba de onde surgiram. Tais realidades geram esquemas rígidos e muito resistentes a modificações.

A Terapia do Esquema busca então atuar sobre as raízes desses sentimentos, por meio de técnicas emocionais, cognitivas e comportamentais. A prática tem demonstrado efetividade em problemas crônicos e resistentes a outras abordagens da Psicologia. Como os traços desadaptativos fazem parte da personalidade, é difícil que o paciente os perceba como aspectos negativos. Muitas vezes, os pacientes relatam entenderem, racionalmente, que não existem evidências para seus sentimentos e pensamentos persistirem, mas afirmam continuar sentindo alguma emoção. Nesses casos, a Terapia do Esquema é uma boa alternativa, pois aborda os sintomas mais profundamente, compreendendo as relações e proporcionando mudanças na estruturação psíquica, de forma empática e cuidadosa.

Ao fazer uso dela, o psicólogo tem condições de ser mais flexível e responder melhor às suas necessidades. Dessa forma, trabalha- se profundamente com dores mais antigas, de modo a resgatar necessidades não atendidas, assim, atendê-las e minimizar o sofrimento que causaram. Com isso, o objetivo da Terapia do Esquema é ajudar os pacientes a encontrar formas adaptativas de satisfazer suas necessidades emocionais fundamentais, auxiliando-o a aprender como: curar esquemas diminuindo a intensidade das memórias emocionais compreendendo o esquema e a intensidade das sensações corporais, e alterando os padrões cognitivos conectados ao esquema; substituir estilos e respostas de enfrentamento desadaptativos por padrões adaptativos de comportamento.

Fonte: Terapia do Esquema – guia de técnicas cognitivo-comportamentais inovadoras. Jeffrey E. Young. Editora Artmed. 2008.

Rakell Loures – Psicóloga

© 2024 Compassio Saúde Mental. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por CriaTec